Descobrir a Necessidade do Cliente

Obrigação do Vendedor

    ada profissão exige que se tenha habilidades distintas para se ter sucesso                        nela. Para ser um vendedor não é diferente e todas elas precisam estar super afinadas para se ter o resultado tão esperado que é o fechamento do contrato. Dentre todas elas destaco uma que acompanho em todo o processo de negociação, desde a primeira visita até a assinatura de contrato: ouvir o cliente na essência, isto é, com atenção total em cada palavra dita por ele e no que ele não diz.

 

Existem muitas divergências sobre o percentual de utilização das linguagens verbais e não-verbais, contudo sem entrar nesta polêmica, posso atestar sem medo de errar, que a linguagem não verbal tem muita importância muito grande em nossas vidas pessoais e profissionais. Contudo devemos ter um alinhamento harmônico entre as áreas de comunicação, para ter sucesso na negociação.

A pergunta seguinte seria: qual o motivo principal de ouvir na essência? A resposta mais assertiva é para conhecer as necessidades reais do cliente, conhecer seus argumentos, embora não concorde com todos, precisa respeita-los e, caso precise para a negociação, criar uma forma de contorna-lo, todavia, nunca entrar em conflito.

 

Vendedores que possuem essa habilidade, conseguem facilmente “desarmar” seus clientes e assim seguir na negociação com segurança. Quanto mais o vendedor praticar e repetir essa ação de ouvir, aumentará sua competência para obter resultados positivos.

 

Artigo Publicado por Improta – Especialista de NeuroComunicação 

03 de março, 2019

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